segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O que são Gatilhos Mentais?

Para muitos iniciantes no marketing digital, talvez nunca antes tenha ouvido falar sobre o termo gatilhos mentais.

O termo em si, é muito mais comum que você imagina para empreendedores um pouco mais experientes e que já atuam nesse mercado digital.

Observando a necessidade da compreensão para alguns iniciantes, resolvi escrever esse breve post sobre os gatilhos mentais para explicar sob meu ponto de vista o que significa essa técnica eficiente para vender qualquer coisa, para qualquer pessoa.




A mente inconsciente


Sempre que nos referimos a gatilhos mentais é quase impossível não nos referirmos ao nosso subconsciente.

Essa parte do cérebro é responsável por quase 70% das decisões que tomamos durante nosso dia a dia, para pouparmos energia do nosso cérebro e não termos um colapso de cansaço durante nosso uso dele.

Os gatilhos mentais entram justamente nessa mente inconsciente, fazendo que com determinadas técnicas de engajamento e persuasão, possamos tomar decisões de um grau de complexidade maior, sem gastarmos muita energia mental.

Com a aplicação dos gatilhos mentais de forma correta, você conseguirá motivar qualquer pessoa a agir e tomar decisões conforme interesses.

E por isso, é muito importante que essa técnica seja usada de forma correta e ética, visando à ajuda do próxima e nunca para o prejudicar.


Alguns gatilhos mentais




Se você é um empreendedor que possui um negócio online, é importante que você saiba como usar os principais gatilhos para implantar tais técnicas no marketing de afiliados, e também para outros tipos de negócios da sua vida.

Abaixo vamos listar alguns dos principais.


Novidade


O gatilho da novidade, como o próprio nome diz, condiz com que possamos tomar decisões mais complexas sem o menor esforço diante de algo novo, que ativa uma novidade em nosso cérebro.

Sempre quando há um lançamento de um carro, loteamento, ou qualquer outro bem material ou digital, percebemos que ficamos 'afobados' para conseguir tal aspecto.


Escassez


O gatilho da escassez é muito poderoso.
Quando utilizado da maneira correta, pode mudar opiniões e direções conforme a decisão do prospecto cliente.

Sempre quando você já utilizou das técnicas e de outros gatilhos mentais que não surtiram tanto efeito, o gatilho da escassez chega para literalmente apressar a pessoa para agir rápido antes que se esgote o que está sendo ofertado.

Além de estimar a agir rápido, ainda causa uma sensação prazerosa por ter conseguido 'comprar a tempo'.


Prova Social


Esse gatilho consiste em mostrar que onde as pessoas concentram sua atenção, é onde realmente você deve ir, por ser algo bom.

Quando vemos um restaurante cheio de pessoas constantemente, ficamos com vontade de frequentar aquele estabelecimento para saber se realmente a comida de lá é boa mesmo.

Também quando está acontecendo um lançamento de algum produto, e diversas pessoas estão falando bem dele, é um tipo de gatilho mental que motiva o processo da compra e tira a pessoa da objeção do por que.



Listei os 3 principais gatilhos mentais acima que são importantíssimos para que você possa trabalhar com marketing digital na sua trajetória como empreendedor.

Logicamente que existem muitos gatilhos mentais, e eles são tão importantes como esse.

E por isso, vou deixar como sugestão de leitura o livro "As armas da persuasão" de Robert Cialdini".



Grand abraço!

Um comentário:

  1. Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

    https://cursosprofissionalizantesonline.com/

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